#47 Opinião - Dr. Estranho



Na figura do Tarô o mago é representado pelo número 1, o uno indivisível, mostrando que tudo está interligado, todas as realidades são na verdade uma só. É aquele capaz de  dobrar o espaço e cortar o tempo, conhecedor das artes divinatórias, guardião dos segredos do universo. Dr. Estranho não é somente um mago, é o mago supremo, não há limites para até onde seu poder deve crescer.

O longa do diretor Scott Derrickson é o Décimo quarto filme produzido pelos Estúdios Marvel e nos conta a história do Dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), neurocirurgião de fama e ego elevados. A personagem logo nos lembra outra encarnação de Cumberbatch, o clássico detetive de Sir. Athur Conan Doyle, Mr. Sherlock Holmes. As semelhanças são notáveis, está presente a arrogância, mas também a competência, ambos são brilhantes no que fazem. mas ao contrário do cético detetive, Stephen Strange é obrigado a abandonar todas suas crenças em um mundo singular e ordenado por leis materiais universais ao se deparar com os mistérios da mágia. A personagem passa por uma transformação radical, de médico racionalista a místico transcendental. A primeira etapa de sua jornada começa na descida ao inferno, quando sofre o acidente e perde parcialmente o movimento das mãos, ficando incapacitado para o trabalho. A obsessão pelo trabalho e o orgulho levam-no a iniciar uma busca desenfreada por uma cura. E é somente quando todos os métodos modernos falham, quando a ciência falha, surge uma última fagulha de esperança. Um caso de cura milagrosa leva-o à buscar ajuda no saber oculto oriental, em um lugar chamado Kamar-Taj, um lugar ficcional - para aqueles que ficaram curiosos o lugar é uma criação da Marvel - localizado em Catmandu, capital do Nepal. Lá, O Dr. Estranho encontra-se com uma figura misteriosa que responde pelo epitéto de "Ancião". Enquanto na versão original esta figura é representada por um velho de origem oriental, na versão cinematográfica temos uma mulher (Tilda Swinton) no papel - o que rendeu ao longa uma acusação de White Washing. O Ancião é na verdade o próprio mago supremo que passará o título ao debilitado Stephen Strange.

Na realidade em que se passam os eventos, o mundo é só mais um dentre inúmeros outros. A magia existe, no entanto só está acessível para os iniciados. E a função destes é utilizá-la para defender o equilíbrio entre os mundos, ou melhor, dentro do multiverso. Não há no filme uma preocupação em mostrar como se dá essa complicada relação entre tantas realidades alternativas e paralelas, que outras entidades trabalham para manter a estabilidade e a ordem cósmica entre mundos tão distintos.

Veredicto:

Um belo espetáculo. Assim podemos definir o mais recente filme da Marvel. O filme apresenta uma qualidade excelente e os efeitos visuais são belíssimos. Cidades inteiras se contorcendo semelhante a um quebra-cabeças gigante que acabou de ganhar vida, o filme lembra bastante o mundo onírico de "A Origem" de Christopher Nolan. Entre os fãs de Rpg - Role-Playing Game - a mecânica do mundo mágico de Dr. Estranho pode ser comparada ao clássico "Mago A Ascenção" da editora White Wolf. Outro ponto que chama atenção é o figurino das personagens, com capuzes e mantos que ajudam a compor a atmosfera mística do filme. Apesar dos aspectos hollywoodianos, que o torna um tanto quanto espetaculoso, o resultado é capaz de agradar tanto aos fanáticos quanto aos simpatizantes do gênero. O filme conta com cenas um tanto bizarras, que já são comuns no gênero, na qual eventos completamente antinaturais não despertam a menor reação de espanto. O roteiro não é forte, ainda assim é bem executado, cumpre seu papel de entreter, ainda mais quando se leva em conta seu dever com os fãs que esperam que a história não seja muito distorcida. O final chega a ser interessante, a barganha do herói com a entidade cósmica Dormammu lembra as artimanhas e embustes de um outro mago, John Constantine. vale a pena ir ao cinema e conferir o show pirotécnico e o visual deslumbrante de Dr. Estranho.

Foto: https://www.flickr.com/photos/96548335@N08/

0 comentários: