#45 Opinião - O Pequeno Príncipe



O Pequeno Príncipe foi um livro sobre um aviador criativo (porém contido) que encontrou um menino no deserto que reaviva seus instintos infantis. Esse garoto vivia em um planeta "pequeno como uma casa".




Já na adaptação animada temos uma história a mais, que não se intromete na história original, mas a analisa. Entramos no mundo de uma garota que se prepara para a vida adulta, vive em uma casa cinza, com pessoas que se vestem em 50 variações diferentes de azul, preto e branco, mas que conhece um idoso desorganizado que mora em uma espelunca colorida.

O longa trás para o nosso mundo caricaturado as "lições" do livro de Antoine de Saint-Exupéry, e todos os defeitos do longa estão no fato de que precisa ser feito em um padrão comercial. Outros filmes conseguem se virar bem com isso, vide Toy Story; Mas O Pequeno Príncipe o faz bem até o terceiro ato, onde tudo se passa de forma apressada (diferente dos dois primeiros atos, cadenciados perfeitamente) para não exceder-se na duração do longa, que afinal, é voltado para o público infantil.

Suas temáticas e a forma como atualiza o clássico, porém, compensam: A morte e o sistema capitalista não são assuntos muito debatidos em filmes infantis comerciais, até pelo paradoxo da ideia, mas este funciona bem.

Afinal, o problema não é crescer e sim esquecer.

0 comentários: