#02 Curiosidade - Cliff Martinez e Nicolas Refn (Drive)

Refn à esquerda e Martinez à direita alcançaram o topo de suas
 carreiras juntos.



Cliff Martinez é um compositor e ex-integrante da banda Red Hot Chili Peppers que se tornou bem sucedido na composição de trilhas sonoras para o Cinema hollywoodiano. E um diretor que o recrutou em seus dois últimos filmes foi Nicolas Winding Refn, cineasta que adaptou o livro Drive e realizou o filme Só Deus Perdoa.

Esses dois filmes renderam premiações e indicações (como uma do Grammy) a Martinez, mas ele participou de diversos outros filmes na composição da  trilha sonora, como em O Poder e a Lei, Traffic, Solaris, Contágio e outros.

No corajoso Só Deus Perdoa, o próprio Cliff ficou confuso com as cenas, mas talvez pela ausência de atenção positiva ao filme por parte da crítica, devido a violência e a narrativa incomum, não houveram premiações mais significantes à trilha sonora ou ao próprio longa.

Já no valorizado "Drive", a dupla Diretor e Compositor fez maior sucesso que no filme seguinte. Martinez faturou, com Drive, a Melhor Trilha Sonora Original do Chicago Film Critics Awards e o Melhor Uso de Música em um Filme do Boston Society of Film Critics Awards. Cliff ainda conseguiu um segundo lugar no London Critics Circle Film Awards em 2011 no prêmio Melhor Música. Ainda venceu o BMI Film Music Award de 2001 com o filme Traffic e foi indicado ao Grammy também por esse filme.



Só Deus Perdoa e Drive diferenciam-se, dentre diversas outras características, na ambientação. Enquanto um se passa em Los Angeles, Estados Unidos, o outro se volta para Bangkok, cidade tailandesa recém-procurada pelo cinema americano.

As trilhas se diferenciam também nessa mudança geográfica. Enquanto em Drive temos uma preferência pelas referências às músicas dos anos oitenta com uma batida eletrônica que, embora não ausente na composição de Só Deus Perdoa, nesse último filme, se torna bem mais oriental com a clara presença de instrumentos que facilitam a ambientação do outro lado do mundo e contando ainda com a participação da banda independente tailandesa "Proud" (inspirada no rock britânico) na última faixa: "You're My Dream".

Em filmes de um diretor cada vez mais silencioso (em questão de diálogos), a trilha de Cliff Martinez parece se destacar e firmá-lo como um bem sucedido compositor cinematográfico ex-baterista.

---

Assista duas cenas memoráveis, musical e visualmente falando:





0 comentários: