#02 Recomendado - Querida, vou comprar cigarros e já volto





Drama - 2011



Gastón Duprat e Mariano Cohn trazem um novo filme depois de El Artista, que ainda não vi, e o ótimo "O Homem ao Lado", filme que comentamos aqui no blog. Em 2011 portanto vem às telas “Querida vou comprar cigarros e já volto”.

Esse é um conto fílmico (sim, o filme é curto como esse tipo de obra literária) simples em questão de cenários e, às vezes, até descuidado na seleção da locação (talvez propositalmente). Nos trás a história de um homem, já de certa idade, que recebe uma proposta mística que envolve o lucro de um milhão de dólares. Para isso, ele teria de viver dez anos em alguma época de seu passado novamente.

Bem ritmado, dividido em partes bem demarcadas o curto-porém-longa-metragem trás uma nova forma de reação a “revivência” de um período da vida de um personagem em um filme de viagem no tempo. E se não o único, talvez um dos poucos que traga um regulamento temporal (as regrinhas sobre a viagem) tão inovador. Bastante dramático e com ótimos momentos de relaxamento cômico, “Querida, vou comprar cigarros e já volto” prende o espectador que aguente um filme um tanto menos frenético que o comum.

Ainda assim, o filme faz parte de uma lista, em que incluo filmes da América Latina como “O Som ao Redor” e o próprio “O Homem ao Lado”, lista de filmes que brincam com os gêneros cinematográficos e o dito cinema de arte, agradando equilibradamente o público que busca entretenimento, o que busca reflexão e o que está à procura de ambas as características. 

Transcendendo a simplista ideia de mudar o passado para melhorar o futuro e verificar que isso é um erro, o longa adentra em assuntos mais profundos sem deixar de entreter, unindo ficção científica, fantasia, e pitadas de uma comédia sarcástica e sádica. Garantia de reflexões e risadas.

0 comentários: