#36 Opinião - Só Deus Perdoa




Crime/Drama - 2013

Diretor e roteirista de um não tão bem avaliado, O Guerreiro Silencioso, o dinamarquês Nicolas Winding Refn teve mais sucesso atuando com maestria como diretor no filme Drive, que ganhou muita atenção dos cinéfilos e uma melhor avaliação das críticas.

Só Deus Perdoa é um trecho crucial da vida de dois homens: Um traficante de drogas violento, a quem só Deus pode perdoar, e um policial que só combate o crime assassinando seus inimigos sempre com muito estilo e sangue na, recém procurada pelo cinema americano, cidade de Bangkok.

O silêncio de Julian (Ryan Gosling) se encaixa melhor no clima desse filme escrito e roteirizado exclusivamente por Refn, do que em Drive. Porém o meio como conta a história é oposto a história em si: Assim como em Drive, o filme balança entre um filme de vanguarda e outro clássico ao melhor estilo Hollywoodiano. Só Deus Perdoa, porém leva esse balanço ao extremo, fazendo parecer que o grande silêncio e as cenas surreais pareçam desconexas demais da história em si.

Os grandes trunfos do longa são a figura intrigante da mão pesada (ou lâmina pesada) da Lei, encarnada no policial Chang, interpretado por Vithaya Pansrigarm e o fetichismo pela violência que substitui qualquer tipo de relação romântica/carnal do cinema clássico Hollywoodiano. Apreciar as imagens e não tanto a trama me parece fazer com que o filme se torne mais interessante.

0 comentários: