#34 Opinião - A Morte do Demônio



Terror - 19 de Abril de 2013









Vivemos numa era em que alguns afirmam nada existir de 100% original. Toda obra que for realizada terá alguma referência a ser citada ou cena a ser copiada. Decidiu-se então produzir o remake da série de filmes The Evil Dead da década de oitenta. Portanto, o filme é recheado de clichês intencionais e bastante divertidos, o esquema de regras macabras trás à tona o subgênero de terror de cabana que começou com o filme original.

Obviamente, não é possível fazer comentários sobre originalidade sobre este filme, e não é este o seu defeito. Não devemos, também, criticar o cartaz que vende uma pequena mentira. Mas sim a execução do plano.

O filme promete tanta explicitação de violência quanto um demônio ao condenado, mas na prática essas expressões macabras são bastante maquiadas. Com exceção à cena final, são tantas sombras e elipses que a cena mais nojenta parece ser o momento em que uma das personagens dá uma singela gofada branca. Até o sangue jorrando no rosto de uma das personagens parece exageradamente vermelho-rosado.

O final surpreende, mas não pela cena violenta com a motosserra (essa sim bastante aterrorizante) e sim pelo ponto de vista estético, a belíssima chuva de sangue que nos faz esquecer como a protagonista muda de personalidade diversas vezes na última sequência, mesmo depois de ser perfurada no peito por um desfibrilador improvisado.

O longa deve ser visto como uma homenagem ao subgênero, que se levada a sério de mais ou procurar sustos e tensão provocará desapontamento para alguns, que já sejam acostumados à violência, a qual o filme de 2013 reproduz de forma até um pouco maquiada e comportada (embora explicita). Se não ficou claro, parece-me que existem certos efeitos de pós-produção que anulam uma maior transparência das cenas sangrentas.

Enfim, é aquele filme de puro HORROR, com algumas poucas passagens de suspense. Provocará alguns risos devido a cenas toscas remetentes ao gênero bastante antigo (isto não é um problema, é um acréscimo à diversão). Embora constantemente ocorram cenas violentas, são apenas alguns momentos pontuais que realmente enojam nossa visão.

Muitos foram os filmes que seguiram esse subgênero, e inclusive brincam com ele, como é o caso dos recentes Abismo do Medo (onde mulheres se reúnem numa cabana, mas a deixam para visitar uma caverna) e, melhor ainda, The Cabin in the Woods (fiel ao gênero, mas beirando a comédia, o filme de 2012 acrescenta tons de ficção científica e uma bela metáfora sobre a sociedade).

0 comentários: