#30 Opinião - Argo






Drama/Suspense - 9 de Novembro de 2012
 

Ben Affleck (Atração Perigosa)
"Um filme falso e uma verdade em filme: 
Argo Fuckyourself"











Num momento histórico os EUA financiaram uma ditadura para retirar do poder um líder de oposição em outro país de seu interesse.

São muitos os países e nações que possuem essa descrição nos seus livros de História, inclusive o Brasil. Mas um dos casos mais relacionados com o Cinema foi o da Crise dos Reféns no Irã de 1979 onde a Cia realizou uma missão secreta para resgatar seis americanos que conseguiram escapar da ocupação de revolucionários à embaixada americana.

Deixando de lado quase inteiramente a situação política o longa vai criticar outro problema: O sistema de produção de filmes de Hollywood – que, ironicamente, acaba sendo o maior aliado do agente que irá executar o resgate, o qual utiliza a pesquisa para local de filmagens de um filme como pretexto para entrar no país oriental e sair com os reféns são e salvos.

Ao trazer à tona esse cenário de tensão proveniente da crise diplomática (representado no filme pelas ótimas cenas de interrogatório no aeroporto, da passagem de Kombi por uma multidão de revolucionários e da invasão à embaixada) já faz algo ímpar, porém não é tão contundente como em “O Homem da Máfia” em fazer uma crítica política.

Outras críticas ao sistema americano de governo/ações policiais vêm de forma quase subliminar. Argo parece estar se propondo a mostrar o resgate dos reféns americanos como o principal foco, mas tentando deixar uma mensagem atual sobre as relações americanas com o Oriente Médio por meio de regimes autoritários que se deslocam no tempo (tal qual a espaçonave que nomeia o filme) até os dias de hoje.

0 comentários: