#01a - Ranking: Melhores Filmes 2012

- Alex Moura -  

1º - A Invenção de Hugo Cabret:


Pouco antes do Oscar de fevereiro de 2012 afirmei que o filme era uma bela homenagem ao cinema. Porém passei a pensar um pouco mais sobre esse premiado longa de Scorsese e, além do título que dei na primeira crítica, observo um fator importante que aumentaria meu apreço pelo filme. Desde Avatar ninguém tinha feito de forma mais inovadora a inserção da terceira dimensão, e em "Hugo" ela é ainda mais eficiente do que no filme de James Cameron, pois sua importância é poética e não técnica, além do filme ter um enredo muito mais criativo. Em "A Invenção de Hugo Cabret" em meio a discussão sobre a importância de cada pessoa para o mundo e da amizade para cada pessoa, (re)vivenciamos as primeiras impressões que as pessoas tinham dos curtos filmes dos Irmãos Lumière e da obra do mago Meliès. 






2º - O Som ao Redor:


Fotografia, áudio e tema, tudo está perfeitamente sintonizado nesse longa. Tal qual os sons perdidos no dia-a-dia, o "passado histórico" do Brasil é imperceptível por muitos e não achamos ligação do nosso presente com o período colonial do nosso jovem país. Em "O Som ao Redor",  Recife é palco de um problema nacional que pode gerar discussões sobre diversos temas polêmicos como os latifúndios, o racismo e o modo de vida da família média brasileira (e ocidental), passando pela comédia, drama e suspense. 


3º - O Homem da Máfia


Já se foi o tempo em que os mafiosos eram como Don Corleone e já se foi o tempo que os Estados Unidos da América eram uma economia sólida. E mesmo com uma forçação de barra no tema da crise financeira, quando há sempre alguém ouvindo um rádio sobre o assunto durante o filme, ele não desacredita na inteligência do público, nos passando cenas memoráveis de chefões mais humanos do que nunca.


4º - Moonrise Kingdom:


Filmes autorais são escassos nos tempos atuais, e Moonrise Kingdon trás aquele diferencial de um filme onde o diretor assina claramente na tela. Ambientado nos anos sessenta (você irá perceber pelo figurino, paleta de cores e pelo personagem-"narrador" que faz questão de nos situar em tempo e espaço) o filme é uma história de amor inusitada que faz duras críticas às dificuldades na passagem da infância para adolescência, à visão da sociedade adulta a esse tema e (mais sutilmente) a questões como o preconceito e o bullying. 




5º - Drive


Drive trás um filme que foge aos padrões textuais de Hollywood, um diretor espetacular e uma obra poético-violenta com referências a um conto africano. O filme resgata o gênero e foi o melhor que não esteve no Oscar em 2012. 


Caio Mota

1º - Looper:



O filme sci-fi com a excelente direção de Rian Johnson que não se preocupa em mostrar o sci-fi e que usa o tema para criar um enredo profundo sobre o relacionamento entre mãe e filho, as mudanças e o amadurecimento de uma pessoa durante sua vida e também uma reflexão sobre o que uma pessoa procura atingir em sua trajetória de vida, e usa certos elementos ficcionais para representá-los. 










2º - Drive:



Explicitamente baseado na fábula "o Escorpião e o Sapo", é um filme de roteiro simples, com atuações quietas porém impressionantes de Ryan Gosling e com uma certa ação "calma", porém visceral. Além de contar com a melhor cena de beijo que o cinema já presenciou. 


3º - Dredd:



Baseado na HQ "Juiz Dredd", o filme se passa num futuro distópico onde a lei chegou a certo ponto em que criaram os Juízes. Agentes de polícia que possuem o poder de agir como juiz, júri e carrasco. A trama do filme se desenvolve num prédio enorme, chamado de bloco "Peach Trees", onde houve um assassinato e Dredd e a recruta em sob avaliação dele, Anderson, são enviados para investigá-lo. Um dos melhores filmes de ação feito nos últimos tempos pelo simples motivo de ser simples. 


4º - Argo:



Trata-se de um filme sobre o resgate dos seis fugitivos americanos da invasão dos revolucionários iranianos a Embaixada Americana no Irã, evento que realmente aconteceu, onde o agente da CIA, Tony Mendez, planeja de forma cômica o resgate, fazendo uma crítica ao sistema hollywodiano de fazer filmes. 


5º - 007 - Operação Skyfall



Mais um 007 de Daniel Craig, depois da decepção de Quantum of Solace, traz de volta o espírito da franquia, com um 007 para nenhum Pierce Brosnan ou Sean Connery botar defeito, com a trama puxando um assunto atual: a evolução tecnológica na segurança  x os agentes policiais clássicos, mostrando um James Bond cansado e talvez sem mais utilidade contra o jovem Q, representando a tecnologia. E, de quebra, com a excepcional atuação de Javier Bardem, como o melhor vilão que 007 já teve. 





Ivan Mota

1º - Drive:


Com uma atuação excelente de Ryan Gosling, o filme pode não ter um roteiro complexo, mas é extremamente bem executado. A direção do dinamarquês Nicolas Winding Refn é impecável, contando com algumas cenas memoráveis. Muitos pensavam que o filme seria mais um filme de ação com carros, no estilo Velozes e Furiosos, ainda bem que estavam errados. 












2º - Argo:


A melhor coisa que Ben Affleck fez foi se tornar diretor. Após ser muito criticado por suas atuações, ele consegue com "Argo" se consolidar como um dos diretores mais promissores da geração. O filme tem um clima de tensão impressionante e um roteiro muito inteligente. Baseado em uma história real, o longa mostra os bastidores do cinema de hollywood de uma maneira jamais vista.




3º - O Homem da Máfia:


Um dos meus gêneros favoritos de filme é o de Máfia. Desde que vi o primeiro trailer do filme fiquei animado, pois além de tudo, contava com um dos meu atores favoritos, Brad Pitt, e também James Gandolfini, o eterno Tony Soprano, um dos principais mafiosos da história da TV. O filme se passa na época da crise econômica de 2008 e durante as eleições americanas do mesmo ano, e faz um crítica muito bem feita ao sistema capitalista americano. 


4º - Poder Sem Limites:


Primeiro filme do diretor Josh Trank, tem um pequeno orçamento comparado a outros filmes do gênero, o que pode ser percebido em algumas cenas, onde os efeitos especiais são meio fracos. Mas o que mais me surpreendeu nele, foi o modo como ele lida com os super-poderes adquiridos pelos personagens, que trata da maneira mais realista possível esse fato. 









5º - Moonrise Kingdom:


Com a melhor fotografia do ano, o filme narra uma história de amor de uma maneira muito bonita e divertida. Wes Anderson deu ao longa uma estética totalmente anos 60, desde os créditos iniciais até as atuações. Conta com grandes atores, como Bruce Willis, Edward Norton e Bill Murray, mas que ficam em segundo plano, graças ao aos dois atores principais, que estreiam no cinema com esse filme. 

0 comentários: