#28 Opinião - Gonzaga de Pai Para Filho









Drama - 26 de Outubro de 2012
 

Breno Silveira (2 Filhos de Francisco)
"Um olhar específico para uma das relações 
pai e filho mais importantes do brasil"
Nota: 78









Luís Gonzaga foi um grande músico, mas por trás de toda celebridade existe uma vida bastante humana e o longa de Breno Silveira sacia muito bem a nossa curiosidade através da relação entre Gonzaga e o filho Gonzaguinha, embora deixe de lado alguns aspectos que seriam interessantes, deixando claro, no entanto, que o foco do filme é na questão emocional abordando a política e a seca de forma rápida.

O longa é bem cadenciado mostrando-nos a adolescência de Luís, sua saída de casa, ascensão à fama e dinheiro (que eram sua principal motivação nesse período), e suas paixões. O relacionamento com uma dançarina até o nascimento de Gonzaguinha marca o início de uma segunda parte, onde o garoto viverá em constante mudança de vida quando perde a mãe e o pai precisa fazer mais shows ao redor do Brasil.

A ausência dos pais e a criação por um casal amigo de Luís Gonzaga constrói o personagem de Gonzaguinha. Uma criança, adolescente e adulto indignado e desconhecido para o pai e um pai igualmente estranho aos olhos do filho.

As fronteiras entre documental e melodramático são bem construídas. Escolhendo bem os atores Silveira faz seu filme mais interessante e tecnicamente estruturado desde '2 Filhos de Francisco', porém a fórmula do filme que retrata a história de Carmargo e Camarguinho está bastante presente em 'Gonzaga: de Pai Para Filho', embora tenha sido aperfeiçoada.

Ainda que no filme de 2005 o pai dos cantores faça um papel com a função de centralizar parte da história em um personagem menos conhecido do público, a inovação maior no longa de 2012 é no ponto de vista de Gonzaguinha como principal elo entre a plateia (do cinema) e Gonzagão, dando mais veracidade e a emoção à história de uma das duplas de pai e filho mais importantes para a cultura brasileira, e mesmo que não se aprofunde em aspectos políticos e sociais, avalio-o ao que se propõe.

---

Júlio Andrade, o ator de Gonzaguinha, já vinha construindo esse personagem desde a infância. Confira essa interessante entrevista do portal Papo de Cinema: Entrevista.


0 comentários: