#14 Review: Sleeping Dogs


Sleeping Dogs (2012)
Desenvolvedoras: United Front Games e Square Enix London Studios.
Distribuidoras: Square Enix e Namco Bandai Games.
Gêneros: Ação/aventura, mundo aberto.
Diretor: Lee Singleton
Produtores: Dan Sochan, Stephen Van Der Mescht e Jeff O'Connel.
Roteirista: Jacob Krarup





                        Nota: 90
         Metacritic: 80 (PC) - 82 (PS3) - 80 (X360)








Sleeping Dogs é um dos novos jogos da "nova era" da Square Enix, lançado dia 13 de agosto de 2012, para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.


Sleeping Dogs é o resultado de muitas mudanças ao longo de seu desenvolvimento, inicialmente sendo uma nova propriedade intelectual, que em 2009 foi anunciada como True Crime: Hong Kong, sendo o terceiro jogo e um reboot da franquia True Crime. Porém o jogo acabou crescendo demais e foi sendo atrasado, até que em 2011, a Activision Blizzard o cancelou. E, finalmente, seis meses depois, foi anunciado que a Square Enix havia pego os direitos do jogo, renomeado para Sleeping Dogs, já que a Square não comprou os direitos do nome True Crime.

O jogo se passa em Hong Kong, onde existem mega organizações criminosas, as Tríades, e Wei Shen, o protagonista, faz parte de uma operação policial para infiltrar uma das Tríades, a Sun On Yee, na qual Wei é o agente escolhido para tal, como um um policial disfarçado. Hong Kong é um espetáculo a parte, a cidade é retratada de forma excelente, afetando principalmente ao jogador acostumado ao Ocidente, pois há uma diferença muito grande entre as culturas, e isso é demonstrado muito bem em Sleeping Dogs, uma delas, provavelmente a que mais custa a acostumar é o fato de as faixas e o volante serem diferentes dos padrões ocidentais, assim como é o padrão britânico. E essas diferenças culturais são algo que faltava no mundo gamístico atual. É uma Hong Kong que você não vai querer mais sair.

Eu poderia simplesmente resumir sua jogabilidade dizendo que é apenas mais um jogo "tipo GTA", mas seria uma ofença ao jogo, que aprendeu sim muito com GTA, porém evolui certos aspectos que Grand Theft Auto não preza por, por exemplo o combate corpo-a-corpo, a Rockstar não foca seus jogos nisso, normalmente desde o ínicio já há a possibilidade de obter armas de fogo. Em Sleeping Dogs, isso muda completamente, pois o foco da jogabilidade é o combate corpo-a-corpo e o parkour, que existe em GTA IV, mas de forma não muito funcional e não é algo tão memorável do jogo.

Falando mais de Sleeping Dogs agora, o jogo preza bastante por seu combate corpo-a-corpo baseado em kung fu, bastante parecido com os jogos atuais desse mesmo estilo, como Batman e Assassin's Creed, com o elemento de counter-attack sendo o básico para derrubar seus inimigos, porém ao avançar no jogo, você poderá aprender novos golpes com seu mestre, o que diversifica bastante e gera uma estratégia maior, pois há uma diferenciação entre qual combo usar em cada tipo de inimigo, desde os mais fracos aos mais fortes, que aguentam mais porrada e também possuem o counter, fazendo o jogador optar por um ou outro combo. Mas não pense que esses combos tornam o jogo mais "complexo", porque os botões são bem simples: um para atacar, outro para counter-attack e mais um para segurar. Mais simples impossível. Algo muito bom é a interatividade com o ambiente, na qual você pode segurar o inimigo e ir levando-o em direção a algum objeto interativo, além de ser recompensado em ver uma animação incrível de Wei empurrando a cabeça do maldito num triturador, jogando numa cabine telefônica ou fincando-o num "varal" de açougue, você ainda ganha mais pontos por isso.

O parkour de Sleeping Dogs é implementado muito bem no jogo, já que não é algo tratado como é em Assassin's Creed, como sendo um dos fatores principais do jogo, mas como algo a mais, e é usado exatamente como deveria: em perseguições. As perseguições, em geral, de Sleeping Dogs são incríveis, não só por sua jogabilidade, mas também pelo fato de ser um jogo extremamente bonito, principalmente no PC (devido ao fato de existir um pack de texturas em HD), tornando uma experiência maravilhosa correr à velocidades altíssimas com sua moto empinada nas ruas "inversas" de Hong Kong, principalmente enquanto está chovendo, que eu diria ser uma das chuvas mais bem feitas senão a mais bem feita num jogo de videogame, se é que existe algum tipo de competição para isso.

Mas não vá pensando que não há armas em Sleeping Dogs, existem sim, porém você só chega a pôr a mão em uma lá pra metade do jogo, não por um erro de desenvolvimento, e sim por uma contextualização maior a Hong Kong, já que lá armas de fogo são algo raro, como é dito várias vezes pelo seu superintendente, Thomas Pendrew. Você pode achar que por seu foco ser menor que o corpo-a-corpo, o uso de armas em Sleeping Dogs seja ruim, mas não, eu diria até que é melhor que GTA IV, comparando-os novamente, e até pega emprestado um pouco do bullet time de Max Payne, outro jogo da Rockstar. Pelo visto eles realmente se basearam bastante na empresa dos jogos sandbox, o que não é algo ruim, pois não foi uma cópia bruta, foi uma visão ampla de mercado feita dos desenvolvedores levando em conta os jogos bons do mesmo estilo.

Existem 3 tipos de nível em Sleeping Dogs: o nível de Policial, o de Tríade e o de Face, que equivale a reputação. Todas elas podem ser evoluídas através de missões, o nível de Policial e Tríade em missões principais, onde, de acordo com seus atos, você ganha pontos para um ou para outro, estes lhe garantem vantagens para o combate armado, direção de veículos e outras coisas do gênero. Já o nível de Face, é possível ser evoluído fazendo as missões secundárias e a cada vez que você passa um nível, é desbloqueado uma vantagem, por exemplo, ter um motorista que lhe traga veículos através de uma ligação sempre que desejar, na teoria, porque na prática esse motorista é o maior caloteiro, criando desculpas pra não poder levar é pedido. E além disso, o Face serve também para poder comprar roupas ou veículos, desbloqueados apenas em certo nível de Face.

E claro, sua história, que vendo de longe é algo extremamente clichê, previsível e chato. Clichê, sim, previsível e chato, nem um pouco. Toda a trama envolvendo as Tríades e o passado de Wei são levados a tona pelos impressionantemente carismáticos personagens, com personalidades clichês, mas normalmente vistas em filmes e dificilmente tão bem tratadas em jogos. Provavelmente é tão boa pelo fato de todo o trabalho feito pela United Front, desde a animação, as expressões faciais, até a dublagem, que é simplesmente maravilhosa, na minha opinião, uma das melhores interpretações já feitas num jogo. Will Yun Lee é impressionante como Wei Shen, Jackie Ma, parceiro de Wei, é extremamente carismático, dublado por Edison Chen, e também conta com astros do cinema, como Emma Stone (sim, Emma Stone) interpretando Amanda Cartwright, Tom Wilkinson (Thomas Pendrew) e James Hong (Uncle Po).

E como todo jogo mundo aberto que se preze, existe todo aquele universo fora de missões principais ou secundárias, aquele que o jogador desliga o cerébro e faz tudo que desejaria fazer na vida real, mas não pode. E Sleeping Dogs é muito bom nisso, já que os minigames variam de corridas ilegais a karaokês e brigas de galo, e revoluciona no fator "atropelamento de pessoas", sendo uma das ações mais satisfatórias do jogo: atropelar pessoas com a porta do carro!
Além disso, há um sistema de namoradas, que eu diria ser muito confuso, porque o jogo não explicíta com qual garota você realmente está, fazendo o jogador (eu) sair com todas elas, acabando por não conseguir nenhuma.

Sleeping Dogs foi uma das melhores experiências que já tive num jogo mundo aberto, jogo que eu não esperava nada, e até tinha certo preconceito ao ver trailers de jogabilidade de suas versões antigas, mas tudo isso foi esquecido ao ser apresentado a Wei (FUCKING) Shen.

I'M SUN ON YEE, MOTHERFUCKER!

0 comentários: