#10 Review: Mass Effect

            Mass Effect (2007 /2008)

Desenvolvedora: BioWare
Distribuidoras: Microsoft Game Studios, Eletronic Arts
Gênero: Sci-fi, RPG, Shooter em 3o pessoa
Diretor: Casey Hudson

         Nota: 90 (PC)
Metacritic: 89 (PC)|91 (X360)

Mass Effect
foi lançado em 20 de novembro de 2007, para Xbox 360, distribuído pela Microsoft Game Studios e em 28 de maio de 2008 portado para PC pela Eletronic Arts.


Em 2148, os humanos descobrem uma tecnologia Prothean, os Mass Relays, são aparelhos presentes espaço que permitem uma viagem em uma velocidade mais rápida que a luz, chamada de Mass Effect.

O jogo se passa em 2183, onde você encarna Commander Shepard, Primeiro Oficial do Capitão Anderson da nave Normandy, que acaba de ser escolhido pelo Conselho da Citadel para ser o primeiro humano à receber o título de Spectre.

Shepard é enviado, com Nihlus (Spectre de raça Turian, que o supervisionará em sua missão), para uma colônia humana considerada um paraíso, Eden Prime. Lá descobrem que a colônia estava sendo atacada pelos Geth. Procurando por sobreviventes, Shepard encontra Ashley Williams, um(a) dos(as) vários(as) companheiros(as) que o jogador encontra pelo jogo, sendo atacada pelos Geth.

Nihlus estava indo na frente, para explorar o território e acaba achando Saren, outro Spectre, e é traído por ele, morto por um tiro pelas costas.

Até que Shepard encontra um equipamento Prothean, o Beacon, aparelho que o faz ter visões sobre o futuro de toda a galáxia, mas que não é bem explicado para ele. E então começa toda a história que envolve o jogador do ínicio ao fim deste grande jogo.

O jogador pode personalizar seu personagem, mudando o nome (com sobrenome sempre Shepard), selecionando suas características físicas, sua classe (Soldado, Engenheiro, Adepto, Infiltrador, Sentinela e Vanguarda), história e ao longo do jogo seu karma, que é basicamente a escolha de suas ações Paragon (Boa) e Renegade (Má).

Cada classe tem suas especializações: Soldados são mais habilidosos com armas, Engenheiros usam mais omni-tool e habilidades tecnologias, Adeptos são melhores com poderes bióticos, Infiltradores são uma combinação de soldado com engenheiro, Sentinelas são uma combinação de engenheiro e adeptos, e Vanguardas uma combinação de soldados e adeptos.

Como todo role-playing, possui leveis de experiência e upgrades. No ínicio, a cada level você ganha 4 pontos para cada personagem e distribuir nas habilidades escolhidas por você. Porém, existe o Auto-Level Up, que ele faz tudo isso automaticamente, que o jogador nas configurações iniciais do jogo, escolhe se quer o Auto-Level Up para os seus companheiros e você ou apenas os companheiros, que é recomendado para quem não gosta de se preocupar com esse tipo de coisa, e quer apenas aproveitar a história e a ação do jogo.

A cidade principal do jogo, Citadel, possui uma rede de lojas para você comprar upgrades, licenças, armas, mods, armaduras, etc. para você e seus companheiros, além de ser um dos lugares onde há mais side-quests (missões secundárias) do jogo.

Mass Effect é um jogo baseado nas decisões do jogador, o que faz o jogo ser sempre diferente para cada jogador e que influenciam totalmente na história do jogo e principalmente, interferindo na história de Mass Effect 2, onde é possível importar seus saves do primeiro jogo, para o segundo.

Mas ainda assim existem pontos que poderiam ser melhorados no jogo, nem falo dos gráficos, que são muito bons para a época, mas sim fatores da própria jogabilidade de shooter dele, que é um pouco travada, e até mal trabalhada, o que às vezes pode dificultar muito uma batalha, além de alguns bugs chatos, como o de não conseguir sair de alguns elevadores, resultando em uma grande quantidade de Quick-Saves, antes de cada elevador.

Jogando agora o segundo jogo, posso perceber que o jogo foi muito bem arrumado, melhorando os gráficos, a jogabilidade e os bugs, que até agora não encontrei nenhum.

Enfim, joguem Mass Effect! O melhor universo sci-fi de qualquer mídia existente atualmente!

Trailer de da E3 2007:


Trailer de Jogabilidade da E3 2007:

0 comentários: