#24 Opinião - Capitães da Areia

 


Drama - 7 de Outubro de 2011
Imagem Filmes - Direção de Cecília Amado
Nota - 70
 






Há duas formas de ver o filme de estréia de Cecília Amado (neta de Jorge Amado, escritor do livro homônimo ao filme) nas telonas. Uma é o lado técnico, onde os atores não tinham muita experiência porém os diálogos estavam bem escritos, onde os cenários e personagens típicos da Bahia, onde se desenvolve a trama, onde, ainda, os descartes de construções de personagens, que começam a ser desenvolvidos e terminam repentinamente (fora Pedro Bala, que é o personagem principal do início ao fim), nos deixando confusos.

A outra forma de enxergar o longa é o formato de uma bela homenagem a um dos escritores brasileiros (nacional e internacionalmente) mais aclamados. O centenário de Amado seria em 2012 e a película de sua neta é o início das diversas celebrações do marco.

"Atrevidos, malandros, espertos, famintos, ladrões, agressivos, falsos, soltos de língua, carentes de afetos, de instrução e de comida", Pedro Bala, Dora, Sem Pernas, Volta Seca, Professor, Gato, Boa Vida, João Grande e outros capitães, roubam, visitam um carrossel, conhecem a morte pela varíola, a traição, a vingança, a amizade, a justiça e o amor.

Por fim a desintegração dos Capitães da Areia é praticamente esquecida no filme que não mostra o futuro de cada personagem como é contado no livro. Apenas ouvimos Professor sugerir a Zé Fuinha os rumos que achava que cada um iria tomar, retirando o comparativo feito com a "infância" e a fase adulta dos garotos.

Essa bela homenagem merece ser assistida, mas ler a versão original de Jorge Amado pode ser uma boa alternativa para fazer as devidas comparações.

0 comentários: