#20 Opinião - Planeta dos Macacos - A Origem


  Ação - Sci-Fi - 26 de Agosto de 2011
20th Century Fox - Direção de Rupert Wyatt
Nota - 80

A respeito desse filme eu não posso falar muito sobre sua relação com as versões anteriores, portanto, segue uma crítica do filme em si, com poucas passagens sobre seu entrelaçamento com as suas sequências cronológicas. Essas poucas passagens têm seu crédito devido ao Rapadura Cast sobre a franquia O Planeta dos Macacos.

Ao ver o trailer eu pensei se tratar de um filme de alto teor de clichês, porém suspeitava que não seriam tão mal recebidos pela platéia e por mim. Além disso notei ser um filme que trazia uma trama dramática, mais do que cenas de ação.

E sim, são vários clichês. Muitos dirão que não, mas há bastante clichês do gênero Sci-Fi. Além disso a carga dramática, a relação entre macacos e humanos totalmente diferenciada da retratada nos longas anteriores (supondo que os seres rapadurianos me ajudaram) trouxe um peso maior que o ritmo mais acelerado em que a segunda metade foi narrada.

Achei a introdução do filme fantástica, e embora houvesse personagens esteriótipados e cenas já batidas (vide os macacos em cima do carro com uma pose de 'sou demais'), a trama me envolveu.

O ponto forte que reativava minha atenção a todo momento ao filme foram cenas de grande impacto, tomando como exemplo a mais legal de todas, o momento em que César segura o braço de seu capataz e ao ouvir a ordem do mesmo para que o largasse fez ecoar pelo cinema calado e boquiaberto um NÃO.

Acrescentando a tudo isso uma qualidade de imagem e maquiagem digital FANTÁSTICA e um final bem legal para explicar a extinção da raça humana vista no filme anterior, o ingreço passa a valer o preço. Vale a pena, assista, eu demorei e me arrependo de não ter visto logo!

0 comentários: