#16 Opinião - Super 8

Ficção Científica - 10 de Junho (EUA) 12 de Agosto de 2011 (Brasil)
Paramount Pictures - Direção e Roteiro de J.J. Abrans (Star Trek e Missão Impossível 3)

Nota - 95  
Teaser


Super 8 ou Super 8mm: Nova versão do filme 8mm da Kodak. Lançado em 1965 com a diferença do tamanho das perfurações ao lado do filme, que garantiam melhor qualidade de imagem.

Sim, é aquele tipo de filme que você fica ouvindo uns estalos e vendo umas manchas na tela.

    A primeira coisa que você deve fazer se não souber a proposta do filme, é colocar aquela regra dos clichês de lado. Pois, como muitos já devem saber, a aparição de cenas altamente inspiradas em outros filmes de ficção, principalmente os primeiros de Steven Spielberg, vêm para proporcionar um clima de nostalgia aos que os viram em sua época original e de emoção aos que só puderam ver na TV.

    Além disso o filme não peca na hora de inserir a nova geração no mundo antigo dos filmes em que Abrans se inspirou. Depois da linda releitura de Star Trek ele nos trouxe Super 8, onde o jovem Joe (Joel Courtney) e seus amigos preparam-se para gravar, com seu equipamento de filmagem, a cena de um curta de terror que planejavam. Para melhorar, eles conseguiram uma "atriz" de peso para a gravação: Alice (Elle Fanning). Todo esse clima de final dos anos 70, de amizade entre os colegas, e de admiração pela "contratação" tão difícil desaparece e dá lugar à uma das melhores cenas de tensão que você pode ver num filme.

    O mistério que ronda esse acidente é a trama do filme, e o modo como vamos descobrindo o que se passa por trás da presença do exército americano na pequena cidade é tão divertido quanto observar a personalidade de cada integrante da turma de Joe.

    Aceite o filme como ele é, veja todas as cenas que te lembrarão de filmes que já viu, admire-se com a apresentação das crianças, que posso dizer, esteve muito melhor que a dos adultos. Ah! E espere um pouco depois que os créditos começarem, aí você vai entender a graça de ver um filme cheio de referências.

0 comentários: