#3 Opinião - A Origem

Elenco:                                                                                                                   


Questionar a realidade com as famosas teorias da conspiração não é de hoje, e notarmos semelhanças entre A Origem e Matrix e diversos outros filmes não é mera coincidência. Muito menos demonstra falta de originalidade. O filme é original em seu conteúdo completo, na forma como o tema é abordado, nas cenas de ação e nos acontecimentos sem ausência de necessidade.

O áudio, o vídeo, o elenco, o roteiro, a fotografia. Muito bom! Porém, mesmo com uma personagem que aprende os conceitos das viagens nos sonhos junto com a plateia do cinema (Ariadne), e com a história bem detalhada, é difícil não sair sem entender algumas partes do filme. Leonardo DiCaprio em ótima apresentação e Marion Cottilard arrebentando em suas poucas, mas importantes (e interessantes) cenas. Geniais por atuação e por “inserção”, pois a trama gira em torno de Mal, ex-mulher de Cobb, a qual atormenta–o em suas missões no mundo dos sonhos alheios.

O conceito do subconsciente, os pequenos detalhes que cada um de nós pode identificar em nossos próprios sonhos, os enigmas e a forma como somos induzidos de um sonho a outro, da realidade à fantasia, está tudo nesse filme de uma trilha sonora interessante, e que, até ela, é inserida de modo a fazer parte dos acontecimentos do filme, como “Non, Je Ne Regrette Rien” de Édith Piaf.
       
As cenas de ação são envolventes e não são gratuitas. A câmera superlenta é utilizada de modo didático e incrementa o conceito de sonho dentro de sonho perfeitamente (se você já viu o filme vai entender do que estou falando).

O significado das perseguições que o grupo de Cobb sofre é nada mais que suficiente e os acontecimentos dentro dos sonhos são muito mais realistas do que muitos outros filmes de ação. Não, este não é um filme de ação, é uma história de amor, drama e ficção científica. Porém, senti pouco aprofundamento em seu conteúdo, em geral senti falta de terminar de ver o filme e questionar a realidade, aquele gostinho de: “Será que essa é minha vida? Ou será que a minha realidade é o meu sonho?”. Para mim o filme não conseguiu “inserir” essa idéia e deixou a desejar.
                 
Enfim, um filme muito bom, mas que tinha tudo para ser melhor ainda. Com certeza o melhor filme de ficção de 2010, o melhor filme de ação de 2010, vale a pena cada centavo para ver ao cinema, ou no DVD/BluRay.

0 comentários: